sábado, 12 de abril de 2008

O TRIÂNGULO DE MASLOW

Abraham Maslow foi um psicólogo que desenvolveu uma teoria em 1960 utilizada pelos andragogos até hoje. Segundo Maslow todos precisam satisfazer certas necessidades antes de atingir seu potencial máximo. Existem cinco níveis no Triângulo de Maslow, na base (Fisiologia e Segurança) são necessidades básicas. No topo vem outras três (Realização pessoal, estima, amor e relacionamento). As categorias que se enquadram na teoria:

• Necessidades Fisiologicas: Nessa categoria, o ar, água, sono, sexo, saúde, e segurança. Para satisfazer essas necessidades, pessoas procuram por comida euqueropizza.com.br, saúde em Unimeduberaba.com.br e Prodiet.com.br, artigos para casa Daju.com.br e roupas Bangoo.com.br.

• Necessidades de segurança; Esse tipo de necessidade inclui itens e informações em casos de necessidade, desorganização social, ou trauma pessoal. Até esse nível, pessoas procuram por telefones de emergência, como bombeiros, informação de evacuação, kits de terremotos através de SurvivalKitsOnline.com ou alarmes Furuta.com.br

• Necessidades sociais: Essa categoria indica os desejos de cuidados, incluindo produtos e serviços que tornam nós mais atrativos para os outros. Estas necessidades são preenchidas com a rede social de relacionamentos Orkut.com, móveis lojaskd.com.br, você vive em sociedade na sua casa, ou trabalho, livros Amazon.com, clubes, hobbies, igrejas e outros grupos.

• Estima: Esta refere-se para uma necessidade individual por respeito próprio e pelos outros. Esta necessidade motiva a compra de itens como perfumes Sepha.com.br, vinhos finos Casadafranca.com.br, um presente da Bangoo.com.br, todos esses possuem um senso de status, prestígio e poder.

• Auto-realização: Um senso criativo e auto-realização podem vir a partir da arte, música, educação, espírito ou religião. Individuos com auto-realização precisam visitar sites relacionados a adquirir criatividade ou paz espiritual, como Mundoespitita.com.br, e precisam comprar livros, músicas, ingressos para concertos, ou arte.

Nenhum comentário: